Do Mundo VUCA ao Mundo BANI
Esses termos existem para tentar explicar à seguinte pergunta:
Como podemos lidar de uma forma razoável com as circunstâncias atuais?
VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity): é um termo cunhado na década de 80, que foi herdado do contexto militar, para tentar definir as principais características no mundo do trabalho. Volátil é um termo usado em Química para designar tudo que evapora no seu estado normal com facilidade, ou seja, tudo o que é inconstante e volúvel. Incerteza é o mesmo que dúvida, hesitação, indecisão, imprecisão. Complexidade é algo de difícil compreensão ou entendimento, sendo observável sob vários pontos de vista. Ambiguidade é a qualidade daquilo que possui ou pode possuir diferentes sentidos.
Para o antropólogo e historiador Jamais Cascio, professor do Universidade da Califórnia e membro do Institute for the Future, o termo VUCA não é mais suficiente, e foi a partir dessas reflexões sobre as circunstâncias atuais, que ele cunhou o termo BANI em abril de 2020.
Mas… por que BANI?
Seguem algumas possíveis respostas:
– O que costumava ser volátil passou a ser falho, gerando muita desconfiança. Sistemas que eram confiáveis e que funcionavam bem, falharam nessa pandemia. Não dá para ser excelente na superfície mais, temos que ser consistentes! Em um mundo totalmente interconectado, uma simples falha pode gerar um efeito dominó desastroso. Assim, o mundo hoje é, Brittle, Frágil!
– Além da incerteza e insegurança, as pessoas têm se sentido ansiosas, atentas ao próximo desastre acontecer, e com isso, tendem a se tornar passivas para evitar decisões erradas, sentem-se desesperadas com as oportunidades perdidas. Um efeito chamado “Fear of Missing Out”, aquela sensação de que, independente da quantidade de conteúdo que você consumiu no dia, você sempre estará perdendo algo importante que está sendo compartilhado na internet, tomou conta de milhares de pessoas no mundo. E será que, realmente, devemos absorver tudo? Vivemos num verdadeiro bombardeio de informações boas e outras que só fazem um verdadeiro desserviço, muitos exageros, pseudo-ciência, notícias falsas, etc. O mundo hoje está, Anxious, Ansioso!!!
– As coisas não são apenas complexas, evoluíram para sistemas lógicos não lineares. Em um mundo não linear, causa e efeito são aparentemente desconectados ou desproporcionais. Pequenas decisões podem ter impactos desproporcionais positivos ou até mesmo devastadores. Muito não vai necessariamente ajudar muito e um grande esforço pode simplesmente fracassar. Hoje, a lógica do mundo é, Non-linear, Não Linear!
– O que costumava ser ambíguo parece quase que incompreensível para nós hoje. Tentamos encontrar respostas, mas estas não fazem sentido. Vivemos numa “sobrecarga de informações” e, curiosamente, ter mais informações e dados disponíveis também não significa encontrar uma resposta válida, ocasionando apenas numa sobrecarrega na nossa capacidade de pensamento. Mais do que nunca, vivemos num mundo, Incomprehensible, Incompreensível!!
Competências Fundamentais no Mundo BANI
De acordo com Jamais Cascio, competências fundamentais devem ser desenvolvidas nesse contexto do mundo BANI! Podemos nos antecipar e trabalhar o nosso autodesenvolvimento!
- Num mundo com tanta Fragilidade, sejamos Capazes e Resilientes.
- Em um mundo cheio de Ansiedade, tenhamos Empatia e Paz de Espírito.
- Na lógica Não-Linear desse mundo, nos Adaptemos e entendamos o Contexto.
- Para um mundo com Incompreensibilidade, procuremos Transparência e trabalhemos a Intuição.
Taís Guedes de Melo, especialista em Desenvolvimento Humano, Liderança e Cultura Organizacional.
Referência:
Jamais Cascio, Distinguished Fellow, Institute for the Future. Facing the Age of Chaos. Apr 29.
Sem Comentários
Sorry, the comment form is closed at this time.